03/10/2008 10:31
Por: secovims

Atenção acima de tudo: procedimentos podem evitar a entrada de es


Segurança patrimonial é um serviço cada vez mais utilizado, também em Ribeirão Preto. Hoje, na cidade, existem cerca de 50 empresas que vendem serviços de segurança para residências, dentro ou fora de condomínios, edifícios comerciais e empresas.
Quem optou por morar em condomínio, pode ter um motivo importante, que é o desejo de viver com mais segurança. Seja no valor pago pelo imóvel, seja na taxa de condomínio, o preço da segurança é uma realidade. E uma responsabilidade de construtoras e administradoras de condomínios e também dos usuários. O morador quase sempre permanece em uma situação de conforto de ignorar como funciona o sistema-estar dentro do condomínio já basta para uma sensação de segurança.
Os sistemas e equipamentos utilizados são semelhantes na maioria das situações, e existe uma estrutura básica composta por câmeras, cerca elétrica com detector de infravermelho ativo (tipo barreira), além de vigilantes.
Mas essa configuração não é ideal. Na opinião do engenheiro eletrônico João Domingos Lago, que fundou a primeira empresa de segurança eletrônica da cidade, há 27 anos, um sistema de segurança mais eficiente, para condomínios residenciais ou comerciais, deveria ser composto por: sistema de circuito fechado com câmeras de alta resolução, câmeras com dispositivo de identificação de entrada e saída de moradores, colaboradores e placas de veículos, controle de acesso com identificação de todas as pessoas, e interligação dos sistemas de alarme e de câmeras a uma central de monitoramento, para o recebimento de sinais de alarme e visualização. "Outro ponto importante é a qualidade dos equipamentos, que devem ser importados. Estes são mais desenvolvidos que os nacionais custam até 50% mais, mas requerem menos manutenção ", completa o empresário, que acaba de investir mais de hum milhão de reais em uma central de monitoramento. O engenheiro João Domingos faz mais uma sugestão: a criação de uma garagem de emergência, monitorada, nos condomínios. Se um morador entra no condomínio sob coação, ele pode se dirigir para essa vaga, sinalizando aos vigilantes que está com problemas de segurança.

REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA
Porteiros e vigilantes
- Conhecer todos o moradores
- Evitar contato direto com visitantes e desconhecidos
- Não transmitir informações sobre os moradores do condomínio a ninguém
- Utilizar corretamente os meios de segurança existentes
- Não ficar na calçada com chaves da portaria no bolso

Moradores
- Manter as portas da casa ou apartamento fechadas
- Informar ao zelador sobre grandes ausências e proibir acesso de estranhos nesse período

Zelador e síndico
- Manter cadastros de empregados atualizado
- Instalar e manter em ordem equipamentos básicos de segurança
- Não permitir entrada de entregadores
- Estabelecer procedimentos de acesso para visitantes e prestadores de serviço

Fonte: Gazeta de Ribeirão

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by