19/12/2007 09:07
Por: secovims

Construção vai crescer acima do PIB


A construção civil deve encerrar 2007 com crescimento acima do PIB (Produto Interno Bruto), segundo estimativa do setor. Enquanto o PIB - soma de toda riqueza produzida no País - deve crescer 4,5%, conforme previsão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a construção civil pode avançar 4,6%. A expansão do crédito imobiliário, a redução da taxa de juros, o alongamento nos prazos de financiamento - que pode chegar a 30 anos, dependendo o banco -, além da estabilidade econômica, têm contribuído para este cenário favorável que, de acordo com o setor, não é passageiro.

“Não é ‘vôo de galinha’. É um crescimento constante e firme”, destacou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), Normando Baú. Segundo dados da entidade, o número de alvarás para novas construções em Curitiba cresceu 25% entre novembro de 2006 e novembro último, passando de 1,671 milhão metros quadrados para 1,906 milhão metros quadrados. O lançamento de apartamentos residenciais também teve um salto, passando de 1.892 unidade no ano passado para 3.144 este ano, representando crescimento de 89%.

O mercado também se tornou mais dinâmico. No ano passado, a velocidade média de vendas dos imóveis era de 9%; neste final de ano, passou para 11%. O destaque ficou por conta dos sobrados e apartamentos de vendas, que estão alcançando índice de 14%. Com tantas obras, o setor também contratou mais: foram 5,9 mil no ano passado no Paraná contra 10,2 mil este ano - metade deles em Curitiba.

Para o presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Pinheiro Franck, a construção civil vive “um novo ciclo de crescimento”, e o momento está trazendo muitas oportunidades para os engenheiros. Para Franck, nem a crise no mercado imobiliário norte-americano deve afetar o setor. “O Brasil está bem protegido contra turbulências externas, tem indústria forte e as exportações se mantêm. Nossa preocupação é muito mais interna do que externa. O governo tem que reduzir as despesas correntes, cortar gastos, fazer a lição de casa”, apontou Franck.

Fonte: Paraná-Online - 12/12/2007


| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by