Consumidores estão mais cautelosos
Consumidores estão mais cautelosos e nível de endividamento cai na Capital.
Cartão de crédito é a maior fonte de endividamento das famílias, seguido pelos carnês.
O índice de famílias endividadas atingiu neste mês de janeiro o menor patamar desde setembro de 2013, conforme revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Neste mês, 62,6% tinham algum tipo de conta parcelada enquanto que em dezembro eram 65,9%. Uma redução de 5% no índice. Se comparado a janeiro do ano passado, a queda chega a 13%. “Um movimento já previsto, uma vez que os consumidores estão mais cautelosos para contrair novas dívidas, diante do cenário econômico deste início de ano”, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.
São consideradas dívidas contas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. O cartão de crédito continua sendo a maior fonte de endividamento, apontado por 63,9% dos entrevistados, seguido dos carnês, citados por 32,3%.
Já em relação ao indicador de inadimplência, o índice de famílias com contas em atraso passou de 30% em dezembro a 31% neste mês e o índice das que dizem que não terão condições de pagar as contas subiu de 10,7 % a 11,5%.
|