Caixa amplia prazo e reduz taxas do crédito habitacional
BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta terça-feira novas regras de financiamento imobiliário, conforme antecipou o site do Valor. A ação é mais uma ofensiva do governo para a redução dos custos do crédito, englobando agora a área habitacional. As novas regras passam a valer a partir de segunda-feira e não se aplicam para operações de refinanciamento de imóveis, ficando restritas a novos financiamentos.
Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com lastro em recursos da caderneta de poupança, as taxas caem de 9% ao ano para 8,85% ao ano mais Taxa Referencial (TR). A taxa pode chegar a 7,8%, a depender do relacionamento do cliente com o banco. Para imóveis fora do SFH, as taxas foram reduzidas de 10% para 9,9% ao ano mais TR, podendo chegar a 8,9% em função do relacionamento com o banco.
No caso do financiamento à construção, o prazo das linhas de financiamento foi ampliado de 24 meses para 36 meses. A taxa da Caixa de financiamento à produção de unidades residenciais caiu para 10,30%, podendo chegar a 9% se houver algum relacionamento com o banco. Para o financiamento de unidades comerciais, a taxa foi reduzida para 13%, também ficando menor (11,00%) em caso de relacionamento com o banco.
(Edna Simão | Valor)
|