09/05/2012 13:35
Por: secovims

BB faz nova rodada de redução de juros, p/ micro e pequenas empre

BB faz nova rodada de redução de juros, para micro e pequenas empresas


BRASÍLIA – O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira mais uma redução de juros. Desta vez, as taxas caíram para micro e pequenas empresas.

Outras duas reduções de juros à pessoa jurídica já tinham sido anunciadas desde 12 de abril, no âmbito do programa “Bom pra Todos”, que também conta com cortes para linhas de crédito às pessoas físicas.

Com esse, já são quatro os anúncios de diminuições de juros feitos pelo BB sob esse programa. Após os dois primeiros, que pegaram os dois segmentos da clientela, o banco fez na semana passada uma rodada de ajuste de taxas só para pessoas físicas.

O juro do cheque especial (conta garantida) para micro e pequenas empresas caiu a menos da metade do que era até terça-feira, passando de 9,13% para 3,94% ao mês. Mas a instituição ressalva que a taxa vale para clientes que aderirem à Assessoria Financeira Pessoa Jurídica.

Trata-se de um serviço de monitoramento de utilização do cheque especial e do cartão de crédito empresarial, por meio do envio de mensagens eletrônicas diretamente ao cliente, sempre que houver uso continuado dessas operações.

O objetivo do serviço é indicar à empresa as melhores alternativas para o uso consciente dessas linhas, que são relativamente mais caras.

O custo do crédito de capital de giro também cai para o tomador pessoa jurídica de micro e pequeno portes. A taxa mínima da modalidade BNDES Capital de Giro Progeren passou de 0,96% ao mês para 0,89% ao mês. Na linha BB Capital de Giro Mix Pasep, a taxa mínima passou de 2,14% ao mês mais Taxa Referencial (TR) para 0,99% ao mês mais TR.

Recebíveis com taxas especiais

Os estímulos ao crédito anunciados incluem a prática de taxas especiais para desconto de recebíveis. Ao longo deste mês, as micro e pequenas empresas poderão antecipar recursos de cheques pré-datados, duplicatas e cartões de crédito com juros a partir de 1% ao mês - em vez de 1,3% ao mês.

"Com isso, os empresários poderão obter recursos para pagar fornecedores, compromissos e repor seus estoques", destaca a instituição financeira em nota.

O banco informou também que os clientes com operações nas duas principais linhas de capital de giro do BB contarão com carência no pagamento de até três parcelas nas novas liberações de crédito.

A nova ampliação do Programa "Bom pra Todos", lançado em abril, inclui ainda a prorrogação, até fim de junho, de condições especiais de taxa e prazo para os clientes que contratarem empréstimos para liquidar suas operações em outras instituições financeiras.

Nesse período, os empresários poderão contratar esse crédito a taxas a partir de 0,89% ao mês, prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até seis meses para pagar a primeira parcela da operação. Somente nesta modalidade, já foram realizados negócios da ordem de R$ 391,5 milhões desde o início do programa.

Custo do crédito no Brasil

As reduções de juros e outras medidas do BB fazem parte de um esforço do governo federal para induzir a queda de spreads bancários (diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes) e aumento da oferta de crédito também nas instituições privadas, via concorrência.

A Caixa Econômica Federal vem seguindo a mesma orientação e também anunciou corte de taxas desde abril.

(Mônica Izaguirre | Valor)

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by