Ata do Copom permite aposta em novo corte da taxa Selic
SÃO PAULO – Confirmando as expectativas do mercado, a ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), divulgada nesta quinta-feira, manteve a porta aberta para novos cortes de juros. Mas deixa claro também que, se houver recuo, ele será mais brando.
No parágrafo 35, aquele que o BC tem usado nas últimas atas para conduzir as expectativas do mercado para o rumo da política monetária, o Copom afirma que “dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia”, mesmo considerando que “a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava”.
A ata do Copom se refere à última decisão do colegiado que, na semana passada, voltou a reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 9% ao ano.
Com essas afirmações no documento, o mercado de juros tende a consolidar na curva a aposta de que haverá mais uma redução da Selic - que poderá ser 0,25 ponto ou 0,5 ponto, mas não de 0,75 ponto percentual.
A ata confirma a análise de que a atividade doméstica está mais enfraquecida do que o esperado, e de que o cenário externo mais fragilizado tem efeitos desinflacionários para a economia doméstica. Também reitera que o cenário para a inflação segue favorável.
Na abertura dos negócios na BM&F, o Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2014 projeta taxa de 8,77%, contra 8,83% no ajuste da véspera.
(Lucinda Pinto | Valor)
|