22/03/2012 14:38
Por: secovims

Qualidade do emprego melhora com mais vagas com carteira, diz IBG


O mercado de trabalho brasileiro apresentou evolução nos últimos 12 meses, apesar de a desocupação ter crescido de 5,5% para 5,7% no período janeiro-fevereiro, afirmou o gerente da coordenação de trabalho e rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

Na avaliação do especialista do IBGE, a prova do aumento na qualidade do mercado de trabalho é o fato de o emprego com carteira assinada no setor privado ter aumentado 5,4% em 12 meses encerrados em fevereiro, com um saldo positivo de 578 mil unidades.

Ao mesmo tempo, houve redução de 7,7% no emprego sem carteira assinada no setor privado – queda de 194 mil unidades.


Azeredo avalia ainda que a taxa de desemprego em fevereiro, de 5,7%, com 1,4 milhão de desocupados, é menor que os 6,4% verificados em igual mês de 2011, quando os desocupados somavam 1,53 milhão de pessoas.

A PME também apontou que os ocupados em fevereiro totalizaram 22,6 milhões de pessoas, o que representou mais 428 mil pessoas empregadas que em igual mês do ano anterior.

“Esses dados são bastante positivos. A taxa de desocupação vem se mostrando menor. Essa evolução decorre muito do aumento da terceirização, que é uma tendência”, disse Azeredo.

A respeito do aumento da taxa de desemprego entre janeiro e fevereiro, Azeredo afirmou que a situação será invertida no momento em que a economia brasileira se reaquecer, o que deve ocorrer em algum momento do segundo trimestre, possivelmente em maio.

“Embora o mercado de trabalho tivesse tido alta no desemprego em fevereiro frente a janeiro, o resultado é sazonal. É fruto da dispensa de trabalhadores temporários”, disse.

(Diogo Martins | Valor)

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by