21/10/2011 13:42
Por: secovims

Mutirão de treinamento contra incêndio e pânico começa dia 26

O Corpo de Bombeiros inicia na próxima semana mutirão de treinamento contra incêndio e pânico em Campo Grande, orientando síndicos de aproximadamente 500 prédios da Capital sobre como proceder em caso de incêndio e pânico. A capacitação, de caráter emergencial, começa no dia 26, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), e será estendida para funcionários e moradores que desejarem participar da capacitação no decorrer dos próximos 90 dias.

Conforme informações do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, que reuniu-se ontem com o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Marcos Augusto Neto, para tratar do lançamento do mutirão, o objetivo do treinamento é repassar informações primárias a funcionários e moradores sobre a estrutura de prevenção existente no seu prédio, quais os equipamentos disponíveis e como utilizá-los e o que fazer em caso de incêndio. “A ideia não é formar brigadistas, até porque um curso completo requer no mínimo 40 horas semanais, mas sim dar uma orientação primária às pessoas de como agir em caso de incêndio”, esclareceu o comandante.

O anúncio do treinamento acontece 18 dias após incêndio ter sido registrado no edifício de luxo Leonardo Da Vinci, situado na Rua Amazonas, resultando na morte de duas pessoas, em decorrência de intoxicação pela fumaça. Outros dois moradores do prédio continuam internados em estado grave na Santa Casa. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, foi detectado naquela ocorrência que as pessoas não tinham conhecimento dos dispositivos de prevenção a incêndio, nem das rotas de fuga.
Para o presidente do sindicato, Marcos Augusto Netto, o mutirão servirá para mobilizar e chamar a atenção dos síndicos para o risco de incêndios, forçando-os a investir em ações de prevenção. “O brasileiro sempre acredita que com ele não vai acontecer, mas aconteceu (o incêndio)”, comentou.

Pela parceria estabelecida ontem, o Secovi entra com a mobilização dos síndicos, para que agendem o treinamento em seus prédios; já o Corpo de Bombeiros vai preparar no decorrer desta semana cerca de 40 oficiais e praças para atuar no mutirão. A expectativa é que esse esforço concentrado possibilite a realização de até 10 palestras por dia, segundo informações do diretor de serviços técnicos da corporação, coronel Joaquim Lopes.

Os treinamentos serão gratuitos, com duração estimada de 50 minutos a uma hora, consistindo de exposição teórica e apresentação de vídeo. Após o encerramento do mutirão, o Corpo de Bombeiros também pretende postar um vídeo completo contendo todas as informações do treinamento no Youtube, para consultas posteriores. O vídeo também ficará disponível no site da corporação. “Pretendemos priorizar os prédios acima de 25 pavimentos, seguidos dos demais, em escala decrescente, porém os agendamentos vão depender da disponibilidade de cada prédio”, disse o coronel Ociel Elias.

Serviço: A primeira reunião de treinamento do mutirão, voltada para os síndicos de 500 prédios de Campo Grande, acontece às 18h30min do dia 26, no auditório do Crea, situado na Rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo. Para mais informações sobre o mutirão do treinamento, o número de contato do Secovi é 3326-5203.

fonte: Correio do Estado
DANIELLA ARRUDA 20/10/2011 15h25


| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by