Alta de 0,53% no IPCA-15 pode ser repetida ao fim do mês, projeta
SÃO PAULO- A LCA Consultores espera que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não tenha desaceleração ao longo do mês e encerre setembro com elevação próxima de 0,53%, taxa registrada no IPCA-15 divulgado nesta terça-feira, 20. A elevação foi pouco maior do que a prevista pela LCA (0,50%), e também veio acima das previsões do mercado.
Nas projeções da consultoria, divulgadas em relatório, a alta dos produtos agropecuários no atacado continuará dando fôlego aos alimentos, ao passo que o grupo transportes deve sofrer novas pressões com a manutenção da taxa registrada pela passagem aérea na leitura atual. A LCA também destaca que será mantido “o forte ritmo de alta” no item vestuário.
Os preços dos alimentos se aceleraram, passando de 0,21% na leitura anterior para 0,72% na atual, puxados pelo avanço nos preços do arroz, feijão, açúcares e derivados, frutas, carnes, aves e ovos, leites e derivados e panificados. Segundo a LCA, a alta só não foi maior porque o grupo alimentação fora do domicílio se desacelerou de 0,85% para 0,43% entre a leitura anterior e a atual do índice.
Sobre a aceleração do grupo transportes, de 0,03% para 0,70%, a consultoria afirma que o movimento foi causado principalmente pelo avanço das passagens aéreas, que deixou deflação de 5,95% no IPCA-15 de agosto para alta de 23,4% neste mês. Também é destacado que o item automóvel novo saiu de queda de 0,47% e subiu 0,08% em setembro.
Já no grupo vestuário, que avançou de 0,68% para 1% entre agosto e setembro, a consultoria acredita que os repasses neste item continuam sendo chancelados pelo “renitente” crescimento da renda .
(Arícia Martins | Valor)
|