09/08/2011 14:23
Por: secovims

Brasil tem condição para crescer 4% em 2011 e 2012, diz Teixeira


Secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio destacou que o Brasil tem um mercado interno forte, seu principal motor para viabilizar a expansão da economia

SÃO PAULO - O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alessandro Teixeira, mostrou-se confiante que o desempenho da economia brasileira neste ano e no próximo serão favoráveis, a despeito do agravamento da crise financeira internacional. "Acredito que o crescimento neste ano deve chegar a 4%", comentou Teixeira, ressaltando que tal marca também poderá ser repetida em 2012.

Teixeira destacou que o Brasil tem um mercado interno muito forte, que é seu principal motor para viabilizar a expansão da economia em patamares favoráveis por um prazo longo. Mesmo assim, o secretário observou que no próximo ano ainda há incertezas sobre o desempenho da economia brasileira, diante de potenciais impactos da retração da economia mundial para o País, especialmente na área de investimentos e exportações de produtos nacionais para o mundo.

O secretário manifestou-se favorável que os juros do País tenham um patamar melhor, corroborando declarações do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, no fim de semana ao jornal O Estado de S. Paulo. Pimentel disse que esperava ardorosamente que a Selic caísse no segundo semestre. "Todo mundo quer juros menores. Mas a condução da política monetária é de competência do Banco Central e ele vai avaliar qual deve ser a melhor decisão para o País na próxima reunião de 30 e 31 de agosto", disse. "A prioridade é o combate à inflação, pois ela pune muito mais a população mais simples", afirmou.

Fonte: 09 de agosto de 2011 | 10h 51
Ricardo Leopoldo, da Agência Estado

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by