25/02/2011 10:14
Por: secovims

O Setor imobiliário é 2º maior gerador de empregos no MS

O Setor imobiliário é 2º maior gerador de empregos no MS
No ano passado, o subsetor Comércio e Administração de Imóveis foi o segundo maior gerador de empregos em Mato Grosso do Sul, conforme mostram dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“O mercado reagiu muito bem à ascensão econômica das classes C e D, que refletiu no aumento de empreendimentos voltados a estas famílias. A expectativa é que os negócios continuem aquecidos, especialmente com o avanço das obras de mobilidade urbana na Capital e o aquecimento econômico nas cidades do interior”, observa o presidente do CRECI/MS, Eduardo Francisco Castro.

No ano passado o segmento admitiu 19.142 trabalhadores e demitiu 15.305, o que significa geração de 3.837 novos empregos com carteira assinada, o segundo maior saldo dentre todos os subsetores econômicos do Estado.

Outro dado que reforça o bom desempenho do setor imobiliário é que a arrecadação do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) em Campo Grande aumentou 33,9% comparado a 2009, segundo dados da Prefeitura. Em 2010 foram recolhidos R$ 26.480.431,75 contra R$ 19.851.021,79 no ano anterior.

Diante do “boom” do setor imobiliário o Conselho programou para o dia 8 de fevereiro, terça-feira, um grande evento em parceria com a Caixa Econômica Federal, Sinduscon, CREA, Secovi e Sindimóveis/MS para discutir os números alcançados no setor imobiliário em 2010 e os desafios para este ano. A palestra “Mercado Imobiliário de Mato Grosso do Sul” ocorre no auditório principal do CREA, localizado na rua Sebastião Taveira, 272, no bairro Monte Castelo. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível.

É oportunidade do superintendente estadual da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes de Siqueira, apresentar o balanço dos financiamentos de imóveis ao longo do ano passado e também falar sobre novos produtos que começam a ser disponibilizados pela instituição, como o cartão aluguel, que vai garantir o pagamento de aluguel dispensando fiador ou garantia adicional.

Paulo Antunes é otimista para este ano de 2011: “Podemos esperar a continuidade dos níveis de investimentos nesse mercado, pois já temos assegurado o Programa Minha Casa Minha Vida II, bem como o Plano de Aceleração do Crescimento II, que trazem recursos suficientes para essa continuidade. Acrescente-se a isso o fato do alto grau de profissionalismo desse segmento em nosso estado, que proporciona ótimas perspectivas”.

fonte:Repórter: Redacao Destaques 08/02/2011

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by