08/02/2010 07:25
Por: secovims

Três milhões de imóveis devem entrar para o mercado de locação


Levantamento feito pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) prevê a entrada de três milhões de imóveis no mercado de locação no Brasil entre 2010 e 2011. “Esses imóveis estão atualmente fechados. O ingresso de tal volume deve-se à nova Lei do Inquilinato, que entrou em vigor dia 25 de janeiro”, informa o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva.

A regional mineira da entidade (Creci-Minas) estima que 12% do número de imóveis fechados estão no estado. Segundo a entidade, muitos proprietários vinham preferindo manter seu patrimônio fechado a disponibilizá-lo para locação.

“Uma ação de despejo pode levar até dois anos, com um prejuízo crescente. Normalmente, nesses casos, além do aluguel, o locatário deixa de pagar também IPTU e condomínio. Agora, com a nova legislação, esse tempo se reduz para até quatro meses. Quando houver inadimplência, por exemplo, a nova lei prevê que o juiz tem que dar uma liminar de despejo em até 15 dias após o ingresso da ação pelo proprietário”, explica Paulo José Vieira Tavares, presidente do Creci-Minas.

Os contratos assinados antes de 25 de janeiro passam automaticamente a se submeter à nova legislação. As principais modificações que a nova Lei do Inquilinato traz são: redução no prazo das ações de despejo por inadimplência, que devem levar agora de 4 a 5 meses, contra até dois anos previstos anteriormente; possibilidade de troca de fiador na vigência do contrato; e agilidade no encerramento unilateral dos contratos de aluguéis. Fonte: Estado de Minas - 04/02/10

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by