04/11/2009 16:06
Por: secovims

Estrangeiros investem em imóveis na Paraíba


Muitos estrangeiros têm procurado a Paraíba para se estabelecer e fixar moradia. O clima agradável, o povo hospitaleiro e a boa qualidade de vida vêm atraindo pessoas de vários paises da Europa, como Espanha e Portugal, a comprar empreendimentos imobiliários no Estado. Esse ramo tem absorvido, nos últimos anos, aproximadamente 15% dos investimentos internacionais. A revelação foi feita pelo presidente do Conselho Regional da Construção Civil (Creci) da Paraíba, Rômulo Soares de Lima, durante o segundo dia de realização da 5ª edição do Encontro de Corretores de Imóveis da Paraíba, realizado em Campina Grande.

Segundo ele, países da America Latina, como argentinos, paraguaios, uruguaios e pessoas de países escandinavos também procuram a Paraíba para adquirir imóveis e fazer grandes investimentos com o objetivo de obter retorno financeiro. Rômulo Soares aponta, no entanto, que 60% dos paraibanos são responsáveis pelo aquecimento do setor imobiliário e 25% são investimentos oriundos de outros estados brasileirosque procuram comprar imóveis nas duas principais cidades paraibanas: João Pessoa e Campina Grande.

"Esses 25% representam pessoas da terceira idade, que vêm de outros estados para fixar moradia na Paraíba. Em sua maioria, são aposentados, funcionários públicos que vêm transferidos, pessoas que passam aqui em concursos públicos ou vestibulares. Dentro deste contexto, existem também aquelas pessoas que optam para morar na Capital definitivamente por questão de trabalho privado ou independência", informou.

Com relação aos estrangeiros que buscam um espaço para morar no Estado, Soares explicou que essas pessoas procuram comprar sua segunda residência, em época de frio, na região Nordeste. "A Paraíba vem sendo escolhida por esse segmento. Os entrangeiros compram, muitas vezes, o imóvel, deixam ele fechado e ficam pagando pela sua conservação e chegam a residir aqui durante trinta dias", acrescentou.

O presidente do Creci ressaltou que o setor imobiliário paraibano vem também recebendo grandes investidores internacionais que compram imóveis e os colocam no mercado local para locação e, evidentemente, aumentar seu capital financeiro. Há cinco anos, o Conselho vem desenvolvendo, junto aos governos estaduais, independente de quem esteja no cargo, um trabalho de comercialização e divulgação do destino Paraíba, durante as feiras e eventos internacionais, em relação ao turismo e o setor imobiliário. "É com esse trabalho que nós temos a oportunidade de mostrar a potencialidade do estado nestes dois aspectos", completou.

Rômulo Soares acredita que com a construção do Centro de Convenções da Capital, cujas as obras já foram iniciadas, o Estado terá condições de trazer o evento nacional e o internacional. Fonte: O Norte - 24/10/09

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by