25/04/2007 13:53
Por: secovims

Juros prefixados para imóveis tendem a ficar mais baixos


A semana foi repleta de novidades para o crédito imobiliário. Enquanto a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) anunciava recorde histórico em aplicação de recursos em março, na casa de R$ 1,322 bilhões, o Bradesco reduzia os juros do empréstimo prefixado de 14% para 12,5% ao ano, igualando ao da Taxa Selic (taxa básica de juros do País).

As duas notícias juntas devem pressionar as instituições financeiras a baixar os juros do financiamento habitacional. O HSBC, por exemplo, já anunciou que deve reavaliar a taxa do crédito prefixado, de 12,68% ao ano (1% ao mês) no plano Credimóvel.

Outro fator que pressiona a queda da taxa prefixada, mas de forma leve, é a recente reformulação do cálculo da Taxa Referencial (TR), indexador que reajusta os juros pós-fixados. Agora, a TR acompanha a queda da Selic.

Segundo a Abecip, ainda não é possível medir a representatividade das modalidades de crédito prefixado no volume total de aplicação, já que esta é uma opção recente, inaugurada no mercado no fim do ano passado. "É um período pequeno ainda para fazer um comparativo", afirma Décio Tenerello, presidente da entidade. Mas a perspectiva é que o juro caia e a popularidade do crédito com parcelas fixas cresça entre os mutuários. "Estamos na fase de deixar a indexação da economia, na medida em que a taxa de juros (do país) cai. A indexação é um ranço da inflação", diz Tenerello.

O Bradesco já percebe o aumento da procura pela modalidade de crédito. "O mercado recebeu bem a notícia. Esperamos no mínimo dobrar o volume de contratos prefixados", afirma o diretor de Empréstimos e financiamentos do banco, Josué Augusto Pancini.

O Santander Banespa que chegou a cobrar 16,95% de juros anuais no plano Super Casa 20 e hoje fixa a taxa em 14%, informa que a modalidade de crédito prefixada já representa cerca de 45% do volume total de seus financiamentos imobiliários. Fonte: Último Segundo - 23/04/2007

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by