15/03/2007 14:13
Por: Edison - Vice-Presidente de Incorporação - Secovi/MS

MERCADO IMOBILIÁRIO - ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

MERCADO IMOBILIÁRIO - ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

Se analisarmos a atuação dos gerentes de bancos, podemos ver que, na sua maioria, são extremamente treinados e capacitados para vender seus produtos e captar novos clientes. Estão bem informados, não apenas para apresentar a vantagem do seu banco perante outro, mas também em relação a outros tipos de concorrentes, como por exemplo, o investimento em imóveis.
Será que nós, corretores de imóveis, também estamos atentos, informados e preparados para enxergar a concorrência de forma mais ampla e agir com eficácia?
Nos últimos meses, temos assistido a queda dos juros e a tendência de médio prazo é que este movimento se acentue. Temos visto uma maior concorrência entre bancos para colocar financiamento imobiliário no mercado, seja por exigibilidade do Banco Central, seja por estratégia comercial, para reter clientes pelos longos prazos dos financiamentos.
Tudo isto deve resultar em maior capacidade de compra de imóveis. Mesmo sem ter sua renda aumentada, o mutuário poderá comprar imóveis de valor bem maior. Também ante a queda dos juros, o investimento em aluguel está se tornando cada vez mais competitivo.
Atualmente, os grandes bancos nacionais e especialmente os bancos estrangeiros, que têm tradição em financiar imóveis, elegeram o Brasil como a bola da vez neste mercado e estão apostando todas as suas fichas neste sentido. Nos países onde houve um expressivo crescimento imobiliário, como Espanha, México e Chile, a grande mola propulsora desse desenvolvimento foi a hipoteca imobiliária. Será importantíssimo que nossa classe se atualize sobre financiamentos e possa ajudar a quebrar o paradigma de que financiamento imobiliário é mau negócio, imagem que ficou como resultado deste produto, devido a influência de estratégias equivocadas do passado e de planos econômicos que minaram o sistema. Hoje a realidade é outra, mas somos nós que devemos ter o interesse e a missão de assumir esta virada.
E quanto às mudanças econômicas que advirão do grande número de instalações de destilarias e usinas de bio-diesel que teremos no nosso estado, e à influência que isto certamente resultará em demanda e valorização imobiliária? Estamos conseguindo utilizar estas informações corretamente a favor de aumentarmos nosso volume de vendas?
Esses questionamentos não pretendem apresentar soluções mágicas, mas quem sabe despertar a classe e abrir um debate sobre a necessidade dos corretores estarem antenados não apenas com o “nosso mercado”, mas também com outros concorrentes indiretos. Da mesma forma devemos estar atentos aos cenários do mercado financeiro e imobiliário do país, e, especialmente com o Mato Grosso do Sul, para que possamos maximizar as nossas vendas.

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by