23/02/2007 16:17
Por: secovims

Meio Ambiente e Responsabilidade Social

O meio ambiente é, segundo a Lei nº 6.938/1981, artigo 3º, “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 225, o meio ambiente é um direito fundamental do ser humano, devendo ser ecologicamente equilibrado.
Dependemos do meio ambiente e este, por sua vez, depende de nós, assim ironicamente são nossas ações que nos proporcionam uma melhor qualidade de vida.
Responsabilidade Social é um ato voluntário, uma questão de conscientização.
Se responsabilidade social depende de ações pro – ativas então porque não contribuirmos onde não precisamos de técnicas elaboradas, mas apenas de boa vontade.
Podemos iniciar não desperdiçando água, reduzindo o tempo de banho, fechando torneiras e verificando vazamentos. Outro ponto que podemos abordar diz respeito à mudança em nossa cultura quanto ao hábito de acondicionarmos o lixo de maneira adequada, seletiva.
Em nosso país, a grande maioria dos resíduos sólidos urbanos coletados tem como destino o solo, ou seja, lixões em céu aberto, em aterros controlados ou sanitários. Apenas uma porcentagem muito pequena é devidamente tratada, isto se configura como uma forma prejudicial tanto para o ser humano, pois, são nestes locais, que pessoas tiram sua fonte de renda e até se alimentam, quanto para o meio ambiente que tem o solo, subsolo, água e ar contaminados.
A implantação de um projeto de coleta de lixo seletiva nos condomínios, por exemplo, é uma grande e importante iniciativa. O envolvimento dos moradores quanto à importância da separação de lixo, mostrando o retorno social com a melhora na qualidade de vida e geração de emprego e renda, e o retorno financeiro, pois a comercialização do lixo reciclável pode ser revertida em melhorias para o próprio condomínio.
Esta evolução enquanto sociedade é inadiável, pois os recursos ambientais não são infinitos. O crescimento acelerado e descontrolado faz com que as riquezas naturais sejam consumidas muito mais depressa do que podem se regenerar.
A coleta seletiva de lixo residencial é um caminho importante para a preservação ambiental, para promoção social e para o desenvolvimento sustentável de uma nação, visto que tal projeto se refere à economia de energia, matérias primas, água e à redução da poluição do solo, subsolo, água e ar.
A preservação e conservação do meio ambiente para o presente e para o futuro é um dever não só dos órgãos públicos, mas, um dever de todos.

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by