27/10/2008 12:29
Por: secovims

Pagamentos em dezembro


Além de gastos como os da matrícula da escola, da viagem de férias e dos presentes de Natal, quem mora em condomínio tem outras despesas de final de ano, como o 13º salário dos funcionários do prédio e a decoração de áreas comuns.

Assim, para que as luzes natalinas não sinalizem vermelho no orçamento, é importante que o condomínio se organize.

"As despesas de final de ano devem constar no orçamento anual", ensina Maristela Borges, gerente de condomínios da administradora Adbens. A previsão orçamentária em geral é feita no começo do ano.

Condomínios que não se precaveram com um parcelamento de 12 meses ainda têm como dividir esses gastos entre os meses de novembro e dezembro, mas essa divisão precisa ser votada em assembléia.

"Há quem prefira fazer suas próprias aplicações ao longo do ano", pondera Borges.

No prédio do síndico e administrador de empresas Wagner Andrade, 50, a opção foi dividir os pagamentos em três meses.

"Como o dinheiro ficaria parado na conta do prédio, é melhor que fique com os condôminos", explica. Cada um dos 22 apartamentos desembolsa cerca de R$ 230 mensais, de outubro a dezembro, para gastos com oito funcionários.

Já o síndico José Carlos Marucio, 66, prefere planejar e se cotizar ao longo do ano.

"O dinheiro rende em uma conta separada", justifica. Ele contabiliza R$ 55 por mês de cada apartamento. "Prefiro não fazer muitos rateios, dão idéia de pouco critério", opina.

Há outras formas de fazer caixa para o final de ano, como usar o dinheiro de um fundo de obras ou de manutenção.

"É necessário aprovar em assembléia", lembra Rosely Schwartz, professora do curso de administração de condomínios da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). "Também é importante votar como serão repostos esses fundos."

Um ponto negativo é que inquilinos não contribuem com esse tipo de fundo, mas arcam com despesas de funcionários. "Isso pode gerar conflitos entre inquilinos e proprietários", diz.

Márcio Rachkorsky, advogado da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP, sugere "fazer um plantão de cobrança de inadimplentes para tentar levantar fundos". Fonte: Folha de S. Paulo - 26/10/2008

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by